Sobre a Revista

POLÍTICAS DA REVISTA - RCSBA

MISSÃO

"O conhecimento só tem valor se for compartilhado. Por isso, a Faculdade de Medicina de Barbacena - FAME apresenta a sua revista científica, Revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada - RCSBA, como um espaço para divulgar trabalhos científicos de autores da própria escola e de outras instituições de ensino da área de ciências da saúde. A escola valoriza e incentiva a produção acadêmica baseada na integração do ensino, pesquisa e extensão, conforme o artigo 207 da constituição de 1988. Além disso, a escola mantém suas portas abertas para apoiar qualquer iniciativa que se alinhe com esse tema, utilizando os diversos recursos tecnológicos para facilitar o acesso de todos ao conhecimento científico atualizado e à educação continuada em saúde."

Dr. Marco Aurélio Bernardes de Carvalho

Diretor-executivo

ESCOPO

A revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada - RCSBA é uma publicação científica multidisciplinar que visa divulgar e discutir os avanços e desafios nas áreas de Ciências da Saúde. A RCSBA abrange temas relacionados à Medicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Biologia, Fisiologia, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia, Genética, Biotecnologia, Epidemiologia, Nutrição, Saúde pública, entre outros. A revista é destinada a pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da saúde que buscam atualização e intercâmbio de conhecimentos científicos na área de ciências da saúde básica e aplicada.

FOCO

Promover a divulgação científica, a interdisciplinaridade e a integração entre a pesquisa básica e a aplicada, visando o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes para os problemas de saúde da população. Nesse contexto, a revista possui o objetivo de publicar trabalhos científicos originais, revisões, relatos de caso, relatos de experiência, cartas ao editor, comunicações breves e anais de eventos.

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO

1 - A revisão dos manuscritos submetidos à revista só terá início se os mesmos estiverem de acordo com as normas de publicação descritas no item Submissões nas seções “Condições para submissão” e “Diretrizes para autores”. Caso contrário, os artigos serão devolvidos para adequação às normas.

2 - Os manuscritos podem ser rejeitados sem comentários detalhados após análise inicial, por pelo menos dois editores da revista, se forem considerados inadequados ou de prioridade científica insuficiente para publicação na revista.

3 - Após aprovação quanto à prioridade científica e à adequação às “Diretrizes para autores”, os manuscritos serão encaminhados para revisão quanto ao mérito científico para dois avaliadores “ad hoc”, selecionados pelos editores, de reconhecida competência nas áreas temáticas de ciências da saúde. Caso haja discordância entre os pareceres será convocado um terceiro revisor.  Esse processo de avaliação é por pares do tipo Blind review, ou seja, é um procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores.

4 - Os manuscritos poderão receber as seguintes avaliações pelos revisores: 1) Aceito; 2) Aceito com pequenas revisões; 3) Aceito com maiores revisões ou 4) Rejeitado. Em qualquer um desses casos, o autor será comunicado. No caso de aceite, o artigo será publicado de acordo com o cronograma editorial da revista.  Caso o manuscrito seja recomendado como “pequenas revisões” ou “grandes revisões”, o mesmo será devolvido ao(s) autor(es) para adequação. O trabalho reformulado deve retornar no prazo máximo determinado pela revista.

5 - Quanto aos conflitos de interesse, os autores devem declarar qualquer potencial conflito de interesse, direto e/ou indireto, de forma explícita, tanto na carta de submissão quanto no texto do manuscrito.

6 - O conteúdo e a exatidão das citações são de inteira responsabilidade dos autores. O plágio acadêmico é uma violação séria da ética e dos direitos autorais, sendo uma preocupação séria no campo da pesquisa e da publicação científica. A sua violação é de total responsabilidade dos autores. A constatação de plágio pode levar à rejeição do manuscrito, retratação de artigos já publicados e até mesmo à exclusão de autores de futuras publicações.

7 - O envio dos trabalhos implica na concessão dos direitos autorais relativos à publicação.

8 - Todo o processo de submissão e avaliação dos trabalhos enviados à RCSBA serão realizados de forma online através do sítio da revista.

PERIODICIDADE

A revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada – RCSBA é uma publicação semestral no formato eletrônico e com regime de fluxo contínuo para submissões de trabalhos científicos.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A revista proporciona acesso público imediato - Open Access - a todo seu conteúdo e não são cobradas taxas para submissão e publicação dos artigos.

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS

Todo o conteúdo publicado pela revista pode ser acessado, exibido, distribuido ou adaptado para criar obras derivadas. Contudo, resguarda-se o dever de realizar o devido crédito autoral. É responsabilidade dos autores, no ato da submissão, autorizar a transferência de direitos autorais por meio do preenchimento da carta de submissão. Em caso de aceite para a publicação na RCSBA, os autores autorizam que todo o conteúdo do artigo seja licenciado sob uma licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY

Texto legal CC-BY: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.pt

Resumo da licença CC-BY: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/