Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1 - Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos e não poderão estar sendo avaliados para publicação, simultaneamente, por outra revista.
  • 2 - Os autores deverão preencher a "carta de submissão" e enviá-la, através da plataforma, juntamente com o manuscrito e demais documentos necessários à submissão do trabalho. A carta de submissão deverá ser assinada, de forma semelhante à cédula de identidade, por todos os autores e coautores, por meio físico e posteriormente digitalizada e enviada com o manuscrito.
  • 3 - Os manuscritos devem ser enviados em formato Word (.doc ou .docx) com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margens de 2,5 cm, além de linhas e páginas numeradas. Os artigos devem ter no máximo 20 páginas, incluindo tabelas, figuras e referências. A RCSBA considera receber artigos com até 4.000 palavras (excluindo-se página de título, resumo, referências, tabelas, figuras e legendas). Na modalidade de Cartas ao Editor, o número de palavras considerado será de até 1.200 palavras.
    Todas as informações dos autores (nome, sobrenome, e-mail, país, ORCID iD, Instituição de afiliação) devem estar contidas no manuscrito.
  • 4 - As citações e referências bibliográficas deverão seguir as normas do estilo Vancouver. Essas normas foram desenvolvidas pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). https://www.icmje.org/
  • 5 - O texto do manuscrito deverá seguir as diretrizes para autores.
  • 6 - Serão aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol.
  • 7 - A revisão ortográfica e tradução literária é de inteira responsabilidade dos autores.
  • 8 - Ao utilizar a Inteligência Artificial - IA na escrita de artigos científicos, é fundamental documentar e referenciar no manuscrito, de forma clara e objetiva, como a IA foi empregada. Desse modo, os autores permitem que outros pesquisadores compreendam e avaliem o papel desse avanço tecnológico na produção do trabalho acadêmico. Além disso, a divulgação apropriada da utilização da IA ajuda a evitar mal-entendidos ou preocupações éticas, promovendo uma discussão aberta sobre os benefícios e limitações dessa tecnologia na pesquisa científica.

Diretrizes para Autores

1 - Todo o processo de submissão do manuscritos deverá ser realizado por via eletrônica, no sítio da revista RCSBA, através do icone "Fazer nova submissão"

2 - O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

3 - O download das Diretrizes para Autores e da Folha de Rosto com as instruções para preparação do manuscrito podem ser baixadas aqui:

            3.1 - Diretrizes Para Autores

            3.2 - Folha de Rosto - Manuscrito

4 - O download do modelo da Carta de Submissão pode ser baixado aqui: Carta de Submissão

5 - Como parte do processo de submissão, os autores deverão verificar a conformidade da submissão em relação as normas da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores para adequação.

Política editorial

A RCSBA adota os princípios éticos da Declaração de Helsinque e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE). Os autores são responsáveis pela originalidade, veracidade, qualidade e ética dos seus manuscritos. Os artigos submetidos à RCSBA devem ser inéditos e não podem estar sob avaliação ou publicação em outra revista ao mesmo tempo.

Ao submeter um manuscrito para a revista científica RCSBA, especialmente em áreas que envolvem pesquisa com seres humanos e animais, é necessário a prévia aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa Humana e/ou pelo Comitê de Ética em Pesquisa Animal, conforme a lei nº 466/12, que no Brasil regula a pesquisa envolvendo seres humanos, também conhecida como a Lei de Ética em Pesquisa, estabelece diretrizes e regulamentos específicos para a condução de pesquisas com participantes humanos. Além da lei federal nº 11.794/08 (Lei Arouca), que regulamenta os procedimentos para o uso científico de animais em pesquisa. Essa exigência é fundamental para assegurar a integridade e a ética da pesquisa e para proteger os direitos e o bem-estar dos participantes humanos e animais envolvidos nos estudos.

Artigo Original

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os dados de autores e coautores, informados no processo de submissão de trabalhos científicos, serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os dados pessoais serão tratados de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD - Lei nº 13.709/2018), assegurando a privacidade e segurança das informações.