Edições anteriores

  • Revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada
    v. 7 n. 1 (2024)

    O sétimo volume da RCSBA em 2024 inaugura uma nova fase do periódico. Atentos em buscar sempre a qualidade e o nível de nossas publicações, reformulamos alguns aspectos da nossa identidade visual e do nosso endereço na web, e políticas de publicação, como número de DOI, bem como temos nos adequado aos critérios de indexação em bases de dados. Mais recentemente, nosso periódico foi aprovado no diretório de periódicos de acesso aberto -  LivRE - administrado pelo Centro de Informações Nucleares-CIN, conhecido pela sigla CNEN. 

  • Revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada - RCSBA
    v. 6 n. 1 (2023)

    A RCSBA é uma publicação científica multidisciplinar que visa divulgar e discutir os avanços e desafios nas áreas de Ciências da Saúde. Nessa edição, se destaca o Editorial: Explorando o Monkeypox. Uma preocupação emergente na saúde global. Oferecemos uma análise aprofundada, perspectivas críticas e atualizações essenciais sobre esta doença, destacando a importância da pesquisa contínua e da preparação para possíveis desafios. A RCSBA continua comprometida em fornecer conteúdo relevante e de alta qualidade que contribua para o avanço do conhecimento científico em saúde. Esperamos que esta edição seja uma fonte de inspiração e informação para todos os nossos leitores dedicados.

  • Revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada - RCSBA
    v. 5 n. 1 (2022)

    Nessa edição da RCSBA, se destaca o Artigo: Chá, reza e benzeção: aspectos da medicina tradicional em Minas Gerais. “As medicinas tradicionais, complementares    e    integrativas (MTCI) representam   um   conjunto   de   práticas   de   saúde   desenvolvidas   com   base   na   vasta biodiversidade   e   na   miscigenação   cultural, presentes   no   território   nacional. São amplamente utilizadas, o que justifica a importância de novos estudos relacionados ao assunto.” A RCSBA continua comprometida em fornecer conteúdo relevante e de alta qualidade que contribua para o avanço do conhecimento científico em saúde. Esperamos que esta edição seja uma fonte de inspiração e informação para todos os nossos leitores dedicados.

  • Revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada - RCSBA
    v. 4 n. 1 (2021)

    Nessa edição da RCSBA, se destaca o Editorial COVID-19: insights sobre a pandemia e pesquisas envolvendo saúde mental. “Técnicas de redução do impacto na   saúde mental podem auxiliar nesse período. O aumento dos níveis de atividade física por meio de aplicativos, vídeos on-line e as consultas com profissionais por meio remoto são as principais recomendações internacionais.” A RCSBA continua comprometida em fornecer conteúdo relevante e de alta qualidade que contribua para o avanço do conhecimento científico em saúde. Esperamos que esta edição seja uma fonte de inspiração e informação para todos os nossos leitores dedicados.

  • Revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada - RCSBA
    v. 3 n. 1 (2020)

    Nessa edição da RCSBA, se destaca o Artigo: Reações adversas à vancomicina em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulta de um hospital de Pouso Alegre-MG. “A Vancomicina é um antibiótico glicopeptídeo utilizado para tratamento de infecções causadas por bactérias gram-positivas. Diversas reações adversas ao medicamento (RAM) foram relatadas com o uso desse antibiótico.” A RCSBA continua comprometida em fornecer conteúdo relevante e de alta qualidade que contribua para o avanço do conhecimento científico em saúde. Esperamos que esta edição seja uma fonte de inspiração e informação para todos os nossos leitores dedicados.

  • Revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada - RCSBA
    v. 2 n. 1 (2019)

    Nessa edição da RCSBA, se destaca o Artigo: Resistência de Klebsiella pneumoniae a antimicrobianos em um Hospital de Minas Gerais. “Os casos de infecção por K. pneumoniae no HCSL apresentam diversos mecanismos de resistência, destacando-se os tipos ESBL e KPC, o que por sua vez dificulta a resposta ao tratamento com os antimicrobianos disponíveis.” A RCSBA continua comprometida em fornecer conteúdo relevante e de alta qualidade que contribua para o avanço do conhecimento científico em saúde. Esperamos que esta edição seja uma fonte de inspiração e informação para todos os nossos leitores dedicados.

  • Revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada - RCSBA
    v. 1 n. 1 (2018)

    Nessa edição da RCSBA, se destaca o Artigo: Análise de sobrevida de pacientes com carcinoma hepatocelular avançado tratados com sorafenibe. “O sorafenibe é um inibidor multiquinase e atua reduzindo a proliferação de células tumorais, a angiogênese do tumor e aumenta a taxa de apoptose. Foi   o   primeiro   agente   a   demonstrar   um   aumento estatisticamente significativo, porém modesto, da sobrevida de pacientes com CHC avançado.” A RCSBA continua comprometida em fornecer conteúdo relevante e de alta qualidade que contribua para o avanço do conhecimento científico em saúde. Esperamos que esta edição seja uma fonte de inspiração e informação para todos os nossos leitores dedicados.

  • XV Jornada Acadêmica de Barbacena - JAB
    v. 1 n. 1 (2023)

    A Jornada Acadêmica de Barbacena (JAB) é um congresso científico realizado anualmente pelos alunos da Faculdade de Medicina de Barbacena. Comemorando sua 15ª edição esse ano, a JAB se destaca como um meio para a disseminação de conhecimento médico atualizado, oferecendo uma oportunidade dinâmica para a troca de ideias e experiências entre profissionais, estudantes e pesquisadores. 

  • Anais de Eventos - V Mostra de Extensão FAME
    v. 1 n. 1 (2023)

    A Mostra de Extensão tem como principal objetivo uma Medicina Extramuros, buscando envolver a comunidade parceira nos projetos de extensão. Durante o evento, são apresentados relatos de experiência na forma oral e pôster, além de palestras sobre o potencial transformador da extensão em seus diferentes cenários. O evento também é enriquecido por uma exposição de fotografias organizada pelos estudantes e uma feira de artesanato com produtores e artesãos locais. A realização da Mostra de Extensão da FAME contribui para a democratização do acesso às práticas extensionistas e o reconhecimento do seu impacto social.